quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Máquina do Som: quem foi maquinista sempre recordará esses domingos inesquecíveis!


A Máquina do Som era um programa de auditório, ao vivo, que abria portas à divulgação de expressões artísticas estudantis. Preferencialmente contempla adolescentes do Ensino Médio, mas outras propostas artísticas da Educação são  sempre bem vindas.

Em Salvador, o programa acontecia quinzenalmente no teatro ACBEU-Vitória, aos domingos à tarde.A Máquina do Som tinha um caráter de integração e acolhimento não só às propostas artísticas, mas aos modos de pensar e de agir dos adolescentes, constituindo-se num programa lúdico, agradável, livre e  dinâmico,  tanto aos que participam como artistas ou como platéia, sendo, portanto, muito bem recebido e aplaudido por todos os "maquinistas".

A proposta abrangia dança, teatro, música, vídeos, entrevistas com profissionais ligados à arte ou a áreas diversas, além de um quadro aberto, o "Fora de Série", e ainda  um concurso de bandas e solistas de guitarra com estudantes exclusivamente do Ensino Médio. Como se isso fosse não bastasse, o programa encerrava-se com uma banda convidada, dentre aquelas que caíram no gosto dos adolescentes baianos  e estavam no auge dos shows frequentados pelos mesmos.

A participação dos CENINT - Centros Interdisciplinares, n'A Máquina do Som, foi de mediadora e viabilizadora do acesso de estudantes da rede pública que espontaneamente iam se agregando aos interesses em torno da arte. Considerando as dificuldades também de nossos pares de outras escolas próximas, foram feitos contatos com professores e alunos das escolas da rede estadual, todas da Cidade Baixa, Costa e Silva, Castro Alves, Rubem Dario, Dom Avelar e, obviamente Landulfo Alves e Hamilton de Jesus Lopes, que fazem parte do Complexo Educacional Jiquitaia - CEJ juntamente com os CENINT.

Todas as escolas foram se unindo em torno do programa, de modo espontâneo e aquelas que já reconheciam em seu corpo discente expressões artísticas foram enviando suas propostas de participação.


Vejam como andaram nossas participações n'A Máquina do Som::

CENINT – Centros Interdisciplinares inclui alunos de várias escolas da rede estadual, em especial dos Colégios Landulfo Alves e Hamilton de Jesus Lopes que, como os CENINT, estão  inseridos no Complexo Educacional Jiquitaia - CEJ:
  • Banda concorrente: A Feia
  • Teatro: Casamento na Roça
  • Dança(2): Informação e Deus Vivo

Colégio Estadual Presidente Costa e Silva:
  • Bandas(2): Nyx in Damage e Rap n'Roll
  • Fora de Série: Renata dos Santos (poema de autoria própria)
  • Teatro: Gruporacaso
  • Dança(2): Estrela do Ritmo e Evolução
  • Guitarristas: Jansen Grizenti e João Pedro
   
Escola Estadual Castro Alves:
  • Dança: GerAÇÃO da Paz.



3 comentários:

Unknown disse...

Realmente inesquecíveis...até hoje alguns estudantes perguntam quando vai retornar o programa a Máquina do Som!
outros foram correndo visitar o blog qaundo souberam das postagens da m´Maquina pra matar a saudade!
Já pensou o espetáculo dos CENINT 2010 "Encantos do Mar no ACBEU?

Centros Interdisciplinares disse...

Pois é, Mônica!
Meu sonho é buscar um desses espaços ociosos da Cidade Baixa e colocar essa galera bonita, que um dia foi maquinista da Máquina do Som para maquinar outras coisas tão interessantes quanto.
O que acha?

Ramon Nonatto disse...

Por que a Maquina Nao
volta?