terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Se essa cidade fosse minha..." - uma aula de cidadania

Salvador foi palco do discurso da Profa. Nádia Virgínia, doutora em Comunicação, que nos presenteou com uma verdadeira aula de cidadania, fotos belíssimas da nossa cidade antiga e fez diversas relações novas para a ideia de cidade.

O evento, promovido pelos CENINT, ocorreu num dos espaços do Colégio Hamilton de Jesus Lopes.

Os estudantes...
1) Elogiaram: ser Salvador o tema do bate-papo; as relações entre os tempos passado, presente e futuro; o estímulo à participação crítica; etc.
2) Criticaram: muitas coisas ditas não são assumidas pelos órgãos competentes; número pequeno de participantes; as pessoas não evoluírem para melhorar a cidade; a abordagem poderia ter sido mais atraente; as conversas durante o evento; a baixa qualidade do som.
3) Sugeriram: novas palestras com a mesma professora e com outros; conhecer melhor a cidade; fazer algo para que a cidade melhore; mais dinamismo nas atividades; integração às redes sociais; conhecer os lugares citados na palestra.

Confiram as fotos:






2 comentários:

Anônimo disse...

A Equipe dos CENINT está de parabéns! Nossos agradecimentos ao Colegio Estadual Hamilton de Jesus Lopes e equipe pelo acolhimento e receptividades nas suas instalações. Quem ganha são os alunos que tem a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre a cidade, sua visão de cidade(polis), e de política, para além do partidarismo politico, refletindo sobre o conceito de polis como sinônimo de cidade. "As polei, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político".fonte: http://search.babylon.com/?q=sinonimo+de+polis&babsrc=HP_ss&s=web&rlz=0&as=1&ac=0%2C40,daí a importancia da participação e do exercicio da cidadania para tornar-nos sujeitos das mudanças que queremos para a nossa cidade, sociedade e mundo.

ritacbarouca disse...

Parabéns Mônica e toda equipe do CENINT por mais este trabalho.

Buscar um Ser critico e "antenado" dos fatos que lhe rodeia é esta realizando efetivamente a cidadania.

Abraço
Rita Arouca